domingo, 22 de fevereiro de 2009

Design e Tradição na Gastronomia

Curso ministrado pela PUC RJ , recomendo demais, uma visão contemporânea e inteligente de como abordar os novos conceitos e a integração, fusão das artes na gastronomia.

Saber o quê, quando, como, porquê e para quê, uma pessoa come é o ponto de partida inevitável do design de qualquer alimento.
Um produto que concilie interesses e pressões de consumidores, concorrentes, tecnologias e legislação.
Durante o curso procura-se identificar e compreender as tendências, de ordem social, política, econômica e religiosa, colocadas pelas diferentes sociedades ao longo da história, que influem no processo de criação alimentos. Aspectos dessas inovações à luz dos princípios da gastronomia molecular, acessível ao público em geral, levam a compreender alimentos existentes e a criar novos. O quê está prestes a acontecer quando abordamos um prato ?
Programa
O sabor moderno Características da alimentação atual, predominantemente urbana e afastada dos pontos de produção de alimentos.
Percurso antigo e recente : perspectiva cronológica.Perspectivas do design na alimentação: Produções recentes no mundo e no Brasil.
Recuperação da cultura alimentar brasileira. A obra de Câmara Cascudo.Plantas de civilização: A herança da Revolução neolítica. Turismo gastronômico. Souvenirs gastronômicos : chocolates, cachaça, doces, queijos.
A cultura alimentar reconhecida "Patrimônio da Humanidade" pela UNESCO E outros
Maiores informações: berchoux@ekeko.net
Departamento de Artes e Design



Nenhum comentário: