domingo, 22 de fevereiro de 2009

Design e Tradição na Gastronomia

Curso ministrado pela PUC RJ , recomendo demais, uma visão contemporânea e inteligente de como abordar os novos conceitos e a integração, fusão das artes na gastronomia.

Saber o quê, quando, como, porquê e para quê, uma pessoa come é o ponto de partida inevitável do design de qualquer alimento.
Um produto que concilie interesses e pressões de consumidores, concorrentes, tecnologias e legislação.
Durante o curso procura-se identificar e compreender as tendências, de ordem social, política, econômica e religiosa, colocadas pelas diferentes sociedades ao longo da história, que influem no processo de criação alimentos. Aspectos dessas inovações à luz dos princípios da gastronomia molecular, acessível ao público em geral, levam a compreender alimentos existentes e a criar novos. O quê está prestes a acontecer quando abordamos um prato ?
Programa
O sabor moderno Características da alimentação atual, predominantemente urbana e afastada dos pontos de produção de alimentos.
Percurso antigo e recente : perspectiva cronológica.Perspectivas do design na alimentação: Produções recentes no mundo e no Brasil.
Recuperação da cultura alimentar brasileira. A obra de Câmara Cascudo.Plantas de civilização: A herança da Revolução neolítica. Turismo gastronômico. Souvenirs gastronômicos : chocolates, cachaça, doces, queijos.
A cultura alimentar reconhecida "Patrimônio da Humanidade" pela UNESCO E outros
Maiores informações: berchoux@ekeko.net
Departamento de Artes e Design



INICIATIVA VERDE - VEJA

Calculadora de CO2
Qualquer pessoa pode calcular sua emissão de gás carbônico e plantar, por conta própria, as árvores para compensa-la. Esta é uma atitude que a Iniciativa Verde incentiva. A calculadora verde está disponível aqui para todos. Use e descubra sua emissão anual e como diminui-la.
http://www.iniciativaverde.org.br/pt/

Orgânicos

O Brasil é o terceiro maior país com áreas destinadas à plantação de orgânicos: 1,8 milhões de hectares.
A informação é da Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica International.
A pesquisa foi divulgada pelos organizadores da BioFach 2009, aberta na quinta-feira (19), em Nurenberg, na Alemanha, e considerada a mais importante feira de produtos orgânicos do mundo.
Em termos de área cultivada com orgânicos, o Brasil só perde para a Austrália (12 milhões de hectares) e para a Argentina (2,8 milhões de hectares).
O resultado da pesquisa é positivo pois o país começa a ser visto como mais que um fornecedor de matéria-prima.
A Organics Brasil levou para a feira 32 empresas de produtos orgânicos da área de cosméticos e alimentos de estados como São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná.
A Organics Brasil foi criada em 2005 por meio de uma parceria entre a organização não-governamental Paraense Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Desenvolvimento (Apex-Brasil) e Federação das Indústrias do Paraná. Hoje, o programa concentra 71 empresas nacionais de orgânicos sob a marca única Organics Brasil.

(Fonte: Radiobrás)