quarta-feira, 21 de abril de 2010

Composteira Caseira


1.Junte as folhas e papéis do seu jardim...É que, à medida que o material vai se desintegrando, vai ficando com cara de pó de café molhado, e cada vez fica mais difícil mexer.

2. Seguinte:comprar um latão de lixo, de qualquer material, mas que tenha tampa e alças. Furar o fundo do próprio, colocar tudo lá dentro, mas sem encher até as bordas.

3.Quando estiver na hora de misturar (uma vez por mês está ótimo), é só amarrar a tampa bem amarrada nas alças, virar o latão e fazê-lo rolar docemente, como se fosse um misturador de concreto!Com furinhos no fundo e pronta para rolar!

4.Com um elástico daqueles de amarrar coisas em porta-bagagem de bicicleta ou barbante, especial para isso: é só prender os ganchinhos

5.Com a tampa bem amarrada... É super prático, pois não se suja nada, nem o chão, nem as mãos, os pés, a roupa, e nem todos os lugares incríveisque conseguiam ficar imundos! Quando o latão estiver com uma quantidade boa de matéria orgânica, pare de acrescentar novos elementos (vá juntando mais em outro lugar). Quebre, corte ou triture suas folhas grandes, elas levam um tempão para se esfarelar, um pouco com:cinza de lareirahúmus de minhoca,pó de cafécasca de ovosraspas de madeira.

Nenhum comentário: